Viagem aos APARADOS
André Costantin

Eterno retorno

Jovem, vi pela primeira vez a Fortaleza dos Aparados da Serra: a cerração brotava dos penhascos, descortinava cenários pelo campo, como um palco, projetando uma paisagem de sonho nos vidros embaçados da kombi. A “viração” dos Aparados.

Correu o tempo. Conheci Carlos Delphim ao abrir o livro Paisagens do Sul, com seus ensaios sobre a terra gaúcha. Tais escritos surgiam também como densa névoa, a misturar o que enfim são uma coisa só: o olhar e a paisagem que se olha, o real e o mágico do mundo.

Tantos anos separavam aquelas duas descobertas existenciais, até que uma inusitada linha as ligasse no tempo – e uma ponta desse novelo revela-se neste projeto intitulado Paisagens Profundas.

Aqui, em textos e imagens, apresentamos olhares de Carlos Delphim à região dos Aparados da Serra, com ênfase em dois sítios naturais demarcadores da região dos cânions da Serra Geral do sul do país: o Itaimbezinho e o Fortaleza.

São visões entrecruzadas, na singularíssima companhia de Carlos – como que dividindo olhares pelo para-brisa bipartido da velha kombi, imersa na viração dos peraus, em viagem pelo espaço e tempo dos Aparados

Sim, perau – termo ancestral que resiste no falar dos habitantes tradicionais, quando miram os abismos da região. Era assim que pai e mãe diziam também em casa: perau. Palavra vertical, afiada, tão antiga e por isso tão nova. Herança linguística que o aprendizado formal do mundo vai apagando.

Revejo os Aparados da Serra, no eterno retorno aos abismos, com meus velhos – novos e compartilhados – olhares. Ali estão, além de nós, fora de nós, dentro de nós, as paisagens dos Aparados da Serra e seus magníficos cânions – os peraus dos Aparados.

A viração entra pela boca da Fortaleza dos Aparados, antes de subir pelos peraus. Fotos tiradas nos anos 1990, em caminhada pela borda norte do cânion (arquivo/André Costantin).
“A paisagem não é apenas o mundo que se vê: é também a forma como o
mundo é visto. Paisagem é o mundo. É ver-o-mundo: a cada olhar, uma nova revelação.
A paisagem, a serenidade ou inquietude do mundo, é a mesma do olhar de quem a contempla.”
Carlos Delphim, em Jardins do Rio (Editora Atlântica, 2012).

Ensaios de texto e imagens

O objeto central deste projeto – um parecer de Carlos Delphim sobre a paisagem dos Aparados da Serra, como patrimônio natural e cultural do Rio Grande do Sul – foi ultrapassado tão logo botamos o pé na estrada, na companhia do autor.

Já não viajava conosco o parecerista Carlos Delphim, arquiteto, ensaísta, restaurador do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, cujos pareceres e obras tornaram-se referência para o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e UNESCO.

Seus olhares e pensamentos multidirecionais, o tempo todo, entre intuições e uma profusão de conhecimentos e conceitos, das ciências à mitologia, indicavam uma abordagem para além de um texto formal. Ali estava o pensador da paisagem, do mundo, ao vento, na liberdade do olhar e da expressão.

Assim, apresentamos nesta galeria textos, imagens e narrativas audiovisuais de múltiplos formatos. Os ensaios, seus temas e abordagens, dialogam e complementam-se no corpo do projeto.

O encontro entre Natureza e Homem – o olhar, enfim, com seus dilemas e maravilhas – conduz o conjunto destes ensaios, cumprindo o objetivo do projeto de compor um legado simbólico para o futuro da região, como Patrimônio e Paisagem Cultural do Brasil.

Mapa de conteúdos do projeto

As seções e a galeria deste site permitem a fruição e compartilhamento dos conteúdos gerados no âmbito do Projeto Paisagens Profundas.

Iniciamos por uma ENTREVISTA com Carlos Delphim (Serra Geral: Olhar e Paisagem), realizada no efervescer das sensações e memórias da viagem aos Aparados da Serra. A transcrição da conversa é precedida por breve nota biográfica sobre o autor.

Depois enveredamos pelo seu ENSAIO PRINCIPAL, intitulado Fora, dentro, além dos Peraus – em cujo título cintilam referências de A Salamanca do Jarau, lenda missioneira eternizada por João Simões Lopes Neto. Em costura pelo ensaio, tomei a liberdade de incluir memórias e anotações de campo, como caderno de viagem (demarcando tais fragmentos com minhas iniciais: AC).

A seção GALERIA FOTOGRÁFICA (Horizontes & Retratos), apresenta acervo de fotografias que ilustram o percurso e a memória do projeto Paisagens Profundas, com o olhar autoral do fotógrafo Daniel Herrera, retratista do espírito das pessoas e dos lugares.

Em COSMOGONIA DO ABISMO destacamos um texto de Carlos Delphim que nos convida a navegar por elementos simbólicos e míticos da paisagem dos peraus dos Aparados.

Não deixamos de incluir um texto de Delphim dedicado aos MORADORES TRADICIONAIS dos peraus, resultado de uma não planejada visita à casa de tábuas e mata-juntas de uma família da beira do Itaimbezinho. O texto é uma sensível defesa da cultura humana amalgamada à natureza, à paisagem, como também um farol, quase um guia didático, que nos leva ao conceito de Paisagem Cultural – pedra angular da obra de Carlos Delphim.

Na seção PANORAMA (Itaimbezinho e Fortaleza – Itinerários), reunimos informações gerais, dados e memórias de percursos pelos sítios dos Parques Nacionais dos Aparados da Serra (Itaimbezinho) e Parque Nacional da Serra Geral (Fortaleza).

Em PAISAGENS PROFUNDAS – No Ar são disponibilizadas e atualizadas as publicações e conteúdos de imprensa e divulgação do Projeto, com a possibilidade de navegação pelo leitor.

Os acervos complementares do Projeto podem ser vistos em MEMÓRIA DE REALIZAÇÃO (Acervos): mapas, iconografias, ficha técnica, documentos e ilustrações.

Filme-documentário, minidocs, iconografias, além da publicação e distribuição catálogo/livreto e postais, integram o mosaico deste projeto – que este site vai agregando e universalizando ao público gradativamente.

Caderno de viagem de Carlos Delphim, em trabalho de campo: acervo trepidante de anotações, códigos e abstrações do olhar à paisagem.

Agradecimentos

Os registros audiovisuais e as incursões aos Parques do Itaimbezinho e Fortaleza foram possíveis com a autorização e apoio da coordenação local do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), e da direção de Urbia Cânions Verdes, empresa que opera a estrutura e a visitação pública nos dois Parques Nacionais.

Registros audiovisuais e equipe de campo do Projeto Paisagens Profundas; na foto: André Costantin, Carlos Delphim, Geni Onzi e Daniel Herrera.